Trata-se de um procedimento em que é realizada a identificação e a dissolução de energias de baixa frequência que impedem que determinado espaço seja fluido e harmonioso. Da mesma forma que constantemente é feita a higiene pessoal física e mental, é necessário cuidar da limpeza física e energética dos espaços dos quais fazemos parte.
As casas que habitamos, os espaços de trabalho e os veículos particulares são constantemente impregnados por nossas energias. Logo, se a energia tem uma alta vibração esta manutenção é benéfica para você e todos ao seu redor. Do mesmo modo nós, assim como as pessoas que eventualmente passam por esses espaços, deixamos também sujeiras energéticas que repercutem em desequilíbrios de toda ordem (físicos, mentais, emocionais e espirituais).
Mas, o que são sujeiras energéticas? São miasmas, larvas energéticas, elementais, entidades, fomas-pensamentos, configurações que literalmente impregnam seu campo individual, espaços como quartos, banheiros, cozinhas ou móveis e utensílios domésticos com os quais você mais interage. Pessoas mais sensíveis sentem com facilidade quando há algo estranho com os ambientes ou objetos.
Essas cargas energéticas podem causar, principalmente, estragos na vida pessoal, familiar e profissional. Assim como as deixamos registradas, também absorvemos para os nossos campos as que ficam abrigadas nas coisas. São geralmente sentidas sob as formas de desânimo, sono excessivo, stress, irritação, bloqueios nas áreas profissional, de relacionamentos e financeira.
Uma cama pode abrigar inúmeras formas pensamentos, uma vez que é onde você mais se expressa emocionalmente. É nela onde são depositadas dores, as reflexões mais magoadas, os sofrimentos que geralmente não expressamos no dia a dia. O mesmo acontece com o espaço do chuveiro, onde a maioria das pessoas se sentem mais à vontade para se limpar mentalmente do que não conseguem compartilhar com outras. As cargas liberadas no momento do banho podem ficar impregnadas nos cantos do box e até no ralo por onde escoa a água, podendo ser reativadas no campo do próximo a tomar o banho. Objetos ou móveis de herança costumam apresentar muita carga energética que precisa ser desprendida. Já um espaço de rezas ou altar residencial pode guardar em seus utensílios as dores e angústias ali entregues durante um momento de oração.
Geralmente as paredes dos quartos abrigam larvas energéticas, formas pensamentos e elementais em seus cantos escuros. Diferentemente dos elementais da natureza, esses estão ligados ao que a pessoa cocria ou manifesta a partir de um pensamento, como o medo. Os aparelhos eletroeletrônicos deixam espalhados radiação e resíduos sutis (metais) que, quando constantes por longos períodos de tempo podem causar graves danos à saúde.