Quando utilizar a Auriculoterapia?
A Auriculoterapia é um microssistema da Acupuntura, ou seja, a estimulação de órgãos e tecidos do corpo ocorre apenas através do Pavilhão Auricular. Segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a orelha tem o formato de um feto invertido (“de cabeça para baixo”), então cada ponto da orelha corresponde a uma área do corpo.
Dessa forma, existem inúmeros sintomas que podem tratar com essa técnica: Dores físicas, como cefaleia, cólicas gastrointestinais e uterinas, dores ósseas, musculares ou articulares e até mesmo para disfunções mais complexas do organismo, como doenças autoimunes, ansiedade e depressão, síndromes metabólicas, etc.
Bases da Medicina Tradicional Chinesa
A MTC explica o funcionamento energético do corpo com base em 5 elementos – fogo, terra, metal, água e madeira, de tal forma que um elemento influencia o outro, por dominância ou geração. Pela lei de geração, a água rega o solo, gerando a madeira. A madeira alimenta o fogo que, ao queimá-la, gera a terra. A terra, em determinada condição de temperatura e pressão, gera os metais preciosos. Já os metais preciosos, por sua vez, quando derretidos, voltam para a fase líquida, retornando ao elemento água. Já a lei de dominância explica que a água apaga o fogo, que derrete o metal, o qual é capaz de cortar a madeira (através de um machado ou de uma serra). A madeira adentra a terra através de suas raízes e a terra, por sua vez, retém a água.
Além disso, cada elemento está relacionado com um órgão, uma víscera, uma cor, um sabor, uma estação do ano e uma emoção, conforme o pentagrama:
MTC e as disfunções físicas e psicoemocionais
Todos os itens que se relacionam com um elemento aumentam a sua energia, então se há preferência por determinada cor, sabor, estação ou até mesmo um estado emocional estiver muito presente, pode acabar gerando um excesso do elemento. Consequentemente, isso irá gerar disfunções relativas àquele elemento em nosso organismo. Seguem alguns exemplos:
Fogo: Hipertensão arterial, Ansiedade, Hiperidrose, Taquilalia (excesso de gestos), Falar muito e alto; excesso de intimidade, Roer unhas, Síndrome das Pernas Inquietas.
Terra: Diabetes, Colesterol alto, Gastrite, Obesidade, Gota, Lesões musculares, TOC.
Metal: Sinusite, Rinite, Alergias cutâneas, Inflamação das vias aéreas, Constipação, Síndrome do Intestino Irritável, Depressão.
Água: Dores em ossos, coluna e joelhos, Síndrome do Pânico, Surdez, Otite, Cólica renal e algumas doenças autoimunes.
Madeira: Cefaleia, Insônia, Nervosismo, Patologias Hepáticas, Cálculo biliar, Tendinite, Dores no ombro, quadril e tendões e desregulação do sono e da vigília.
Quando a energia está bloqueada, em excesso ou em falta em nosso corpo, acaba gerando disfunções. Para identificá-las, o terapeuta faz um levantamento de sintomas, preferências e aversões que o auxiliam na interpretação de como a energia está distribuída no corpo do seu consulente. Se você tem aversão pelo sabor amargo, pela cor vermelho e não gosta de calor, por exemplo, há fortes indícios que o excesso de energia concentrada no elemento fogo (coração e intestino delgado) e isso esteja te gerando ansiedade.
Logo, devemos utilizar a Auriculoterapia tanto para reequilibrar a energia Qi e torna-la fluida novamente no nosso organismo, quanto para tratar disfunções geradas pelo seu desequilíbrio.