A Homeopatia funciona?
Desenvolvida no século XIX na Alemanha pelo médico Samuel Hahnemann, a Homeopatia nasce da busca por uma forma de tratamento que fosse seguro, eficaz e gentil, já que à ensinada aos médicos à época de Hahnemann não o agradavam devido à agressão que o mesmo relatava existir na prática médica.
O princípio da similitude “semelhante cura semelhante” que é uma das sustentações filosóficas da Homeopatia, foi inspirada nos ensinamentos da medicina de Hipócrates, considerado por muitos como o “pai da medicina”. O sistema médico homeopático se fundamenta nos mesmos conhecimentos fisiológicos e anatômicos que são utilizados pela biomedicina, mas difere-se desta na abordagem. Para Hahnemann, a responsável pelo equilíbrio do ser é a energia vital: que dispõe as funções orgânicas e psico-emocionais integralizando-as e tornando o ser uma unidade.
O uso da Homeopatia tem sido observado em uma crescente, sendo o segundo sistema de saúde mais utilizado no Mundo atualmente. Que tem despertado o interesse de muitos em conhecer melhor esse processo, crescendo também os estudos que comprovam a sua eficácia. Ela vem sendo gradualmente incorporada às instituições de saúde do nosso país, na assistência e na pesquisa. O processo de institucionalização começou com o seu reconhecimento como especialidade médica, pelo Conselho Federal de Medicina, em 1980, que aconteceu porque já existia grande aceitação social.
Como é uma consulta Homeopática?
A Homeopatia é um sistema complexo que preconiza a busca integralizadora e holística do paciente, tratando o doente e não a doença. A sua forma de anamnese considera diversos aspectos do ser e de sua realidade, avaliando não só os sintomas a serem tratados, mas também hábitos, alimentação, crenças, entre outras. Busca-se por sintomas subjetivos e também o desvendar do todo que é o sujeito no seu processo particular de saúde e doença, que através de uma linguagem própria vai sendo revelada ao homeopata tanto na forma do adoecer, quanto do tratamento, segundo a representação que o paciente faz do seu estado de saúde. Sendo necessária então uma consulta longa onde é empregada uma escuta atenta e acolhedora para se obter uma maior eficácia na escolha certa do medicamento homeopático a ser utilizado.
O que a Homeopatia trata?
Pode ser utilizada por todas as pessoas, de bebês a idosos, para tratar qualquer enfermidade, seja de ordem física, emocional ou mental. É utilizada para tratar doenças crônicas e agudas, em casos de doenças graves como câncer, por exemplo, pode ser utilizada para aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida, sendo então complementar ao tratamento convencional.
Os medicamentos homeopáticos melhoram a resposta do organismo com relação à doença porque age na energia vital, portanto o sistema imunológico fica mais forte provocando uma dificuldade para a enfermidade se instalar.
Tendo então muitas aplicabilidades a Homeopatia esta cada vez mais sendo uma opção, porque utiliza substâncias de origem natural, que não provocam efeitos colaterais, sendo segura e tendo a sua eficácia comprovada por anos de existência.
Pode-se utilizar a Homeopatia também para o tratamento de animais, plantas (controle de pragas e doenças), solos e águas.
Então finalizo com uma reflexão: Você acredita que algo que não funciona, estaria há mais de 200 anos sendo utilizado?