Antes de falar da eficácia da hipnose terapêutica no tratamento da depressão, vamos esclarecer uma dúvida muito comum entre as pessoas que é a distinção entre tristeza e o transtorno depressivo. De acordo com o psiquiatra Augusto Cury, pessoas deprimidas nunca devem ser desprezadas, pois a depressão é o último estágio da dor humana. Olhar dessa forma, nos previne dessa confusão comum entre tristeza e depressão e pode ajudar a acolher, de forma mais humana, uma pessoa que sofre uma profunda dor e que pode gerar graves consequências.
A tristeza, diferentemente da depressão, é uma emoção importante como todas as outras e ajuda a voltarmos para dentro de nós próprios, diminuindo o ritmo de nossa atividade e, muitas vezes, buscando apoio da família e amigos a fim de avaliarmos situações em que ficamos desapontado, frustrados ou impotentes. Dessa forma é possível diminuir a dor daquilo que está causando sofrimento naquele momento. O luto pela perda de um ente amado, por exemplo, pode provocar uma tristeza profunda, porém, nos permite o tempo necessário de recolhimento para retornamos ao equilíbrio emocional saudável.
A depressão, por outro lado, é uma situação grave em que o estado de ânimo da pessoa é modificado de forma duradoura, em que se perde a satisfação para realizar atividades que antes eram prazerosas, mesmo sem alguma causa aparente no momento.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que mais de 300 milhões de pessoas, de todas as idades sofram com esse transtorno em todo o mundo. No Brasil, a incidência de depressão é de 5,8% da população (taxa mundial é de 4,4%), o que representa aproximadamente 12 milhões de pessoas. Segundo ainda a OMS, apesar da depressão poder ter tratamento eficaz, apenas 10% das pessoas nessa condição procuraram ajuda.
Quais são as causas da depressão?
O ser humano é composto por aspectos biológicos, mentais, sociais e espirituais. Todos esses fatores são interdependentes e a mudança em um deles pode afetar todo o resto. Embora a depressão esteja associada a um desequilíbrio químico do cérebro (aspecto biológico), ter sentimentos ou pensamento negativos ao realizar algumas atividades (aspecto mental) ou eventos externos do qual não se teve controle, como a perda do emprego (aspecto social), pode provocar a perda de sentido da vida (aspecto espiritual) e, consequentemente, favorecer o desequilíbrio químico do cérebro.
Com relação a depressão, podemos entender, portanto, que a maneira de perceber determinados eventos, de forma geral, provoca sentimentos ruins, como desesperança, angustia, ansiedade, baixa autoestima, excessos de pensamentos, etc. e, consequentemente, um estado geral de desequilíbrio frente a situações que, para a maioria, seriam comuns. Obviamente, muitos já tentaram mudar a forma como se sentem e esse excesso de pensamentos ruminantes, porém, há uma grande dificuldade de entender o qual é a causa que está por trás disso tudo. Isso é muito natural, pois, se não sabemos o que está causando tudo isso, ficamos perdidos em como mudar e, na maior parte das vezes, quando muito, buscamos o alivio da dor e do sofrimento, as vezes, de forma até mesmo prejudicial.
Como a Hipnoterapia pode ajudar?
Tudo que fazemos pensamos, sentimos e fazemos é fruto de nossas experiências do passado. Na maior parte das vezes, não conseguimos nos lembrar de todos os acontecimentos que formam todos os aspectos de nossa personalidade. Normalmente, a pessoa não consegue saber ao certo porque prefere, por exemplo, viajar para o interior ao invés do litoral. Pode ser que ela muito pequena tenha feito algumas viagens para a casa da avó que era localizada em alguma bela região rural, onde o afeto da avó ficou associado a locais bucólicos, porém, hoje essa memória se expressa apenas pela emoção maravilhosa de estar perto desse tipo de ambiente.
Nesse sentido, também pode ocorrer situações traumáticas em nosso passado que podem estar gerando o desconforto que vivemos hoje, então, é ai que a hipnose entra. A hipnoterapia é uma técnica que permite acessar uma memória vivida de forma que a emoção associada ao evento traumático seja ressignificada, gerando alternativas para que a pessoas encontre os recursos para lidar com as questões que se apresentam no presente.
O melhor de tudo é que a hipnose é totalmente segura, pois trabalha com as capacidades naturais de sua mente. Para isso, basta relaxar e se concentrar nas orientações dadas pelo hipnoterapeuta. A medida que a terapia se desenvolve, as causas da depressão é tratada. Além disso, outros aspectos que melhorem a qualidade de vida da pessoa podem ser trabalhados nas sessões, aumentando o autoconhecimento, diminuição da ansiedade e stress.
Tenho certeza que você ficou curioso em saber mais sobre a hipnoterapia, para isso acesse o link: https://clubeterapia.com.br/terapias/hipnoterapia
Artigo escrito pelo Terapeuta e Hipnoterapeuta Renato Albuquerque